RDN

Resíduos do Nordeste, EIM

Residuos do Nordeste no Twitter Residuos do Nordeste no YouTube Residuos do Nordeste no Facebook
Valorcomp Unidade Tratamento Mecânico e Biológico Óleos Alimentares Usados Valor Douro Roadshow de sensibilização ambiental InovaRural Nordeste 21 Ecological Footprint A Resíduos do Nordeste, EIM é sócia fundadora da EGSRA - Associação de Empresas Gestoras de Sistemas de Resíduos
Página inicial Contactos Imprimir Mapa do sítio

Curriculum Vitae Resíduos do Nordeste, EIM, SA

1. APRESENTAÇÃO

Data de constituição: Escritura de 31 de outubro de 2002, com o capital social de 50.000€ subscrito pelas três Associações de Municípios do Douro Superior, Terra Fria do Nordeste Transmontano e Terra Quente Transmontana, na proporção da sua população, correspondendo ao Douro Superior 22%, à Terra Fria 37% e à Terra Quente 41%.

Sede: Rua Fundação Calouste Gulbenkian, Edifício GAT, 5370-340 Mirandela, Tel.: 278 201 570, Fax: 278 261 897, e-mail: geral@residuosdonordeste.pt, sítio: www.residuosdonordeste.pt

NIF: 505 542 331

Atividade Principal: 38212 CAE REV. 3 – Tratamento e Eliminação de Outros Resíduos não Perigosos.


A Resíduos do Nordeste, EIM, engloba os municípios de Alfândega da Fé, Bragança, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Vila Nova de Foz Côa, Vimioso e Vinhais. Estes municípios representam 143.777 habitantes e uma produção de resíduos estimada de 140 toneladas/dia ou 50 000 toneladas/ano.

• Gestão de contratos de prestação de serviços de recolha indiferenciada de resíduos urbanos e limpeza urbana dos municípios que integram as Associações de Municípios da Terra Quente Transmontana, da Terra Fria do Nordeste Transmontano, e de prestação de serviços de recolha seletiva dos municípios que integram a Associação de Municípios da Terra Fria do Nordeste Transmontano.
• Gestão da recolha seletiva e de ecocentros dos municípios que integram a Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana e do Douro Superior, e da Triagem de resíduos proveniente da recolha seletiva de todos os municípios que integram Resíduos do Nordeste.
• Gestão do contrato de prestação de serviços relativo à Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico, que engloba as atividades de tratamento e valorização de resíduos de todos os municípios que integram a Resíduos do Nordeste.
Gestão do aterro sanitário que integra a atividade de eliminação de resíduos não perigosos de todos municípios que integram a Resíduos do Nordeste.



Infraestruturas

O Sistema é constituído pelas seguintes infraestruturas: Parque Ambiental do Nordeste Transmontano, que inclui 1 Aterro Sanitário, 1 Central de Valorização Energética de Biogás, 1 Estação de Tratamento de Águas Lixiviantes do Aterro Sanitário e 1 Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico; 4 Estações de Transferência (Bragança, Torre de Moncorvo, Vimioso e Vinhais); 1 Parque Multimateriais; 14 Ecocentros; 616 Ecopontos.

Sensibilização Ambiental

Anualmente, a Resíduos do Nordeste, EIM, desenvolve um plano de sensibilização com o objetivo de criar estratégias e instrumentos para o desenvolvimento de programas e projetos de educação ambiental que estejam em consonância com as preocupações ambientais emergentes, e que otimizem o aproveitamento de recursos materiais de uma forma participativa da população, promovendo ações no âmbito da educação ambiental e da recolha seletiva e dar continuidade ao trabalho desenvolvido desde 2003. Pretende-se, com o plano de sensibilização ambiental, prevenir a produção de resíduos e aumentar os índices de reciclagem de forma a cumprir as metas comunitárias estabelecidas para a gestão de resíduos. A política de sensibilização ambiental da empresa Resíduos do Nordeste é dirigida a toda a população da sua área de intervenção, onde a população escolar assume grande importância.


Formação

Anualmente a Resíduos do Nordeste, EIM, organiza e participa em diversas ações de formação relacionadas com a temática ambiental e outras de relevo, no sentido de melhorar a qualidade dos serviços prestados e sensibilizar eficazmente os cidadãos da sua área de intervenção, bem como promover a melhoria contínua dos seus funcionários, dos funcionários dos operadores e dos técnicos Municipais.


2. PROJETOS DESENVOLVIDOS

2011

- Ação de sensibilização "Prevenção e Reciclagem" - Vila Nova de Foz Côa.

- Programa “Pense Verde” Resíduos e Responsabilidade Social.

- Candidatura “Centro de Demonstração de Compostagem Doméstica”.

- Prémios Novo Norte – Roadshow de Sensibilização Ambiental.

- Prémios Novo Norte – Central de Valorização Energética de Biogás – Aterro Sanitário de Urjais.

- Prémios de Qualidade de Serviço ERSAR.

- Implementação um Sistema Integrado de recolha de Óleos Alimentares Usados.


2010

- Procedimento de Contratação Pública "Aquisição de sistema de impermeabilização para a 2ª fase da construção da 3 Célula do Aterro Sanitário de Urjais".

- Procedimento de Contratação Pública "Empreitada da 1.ª fase de construção da 3.ª Célula do Aterro Sanitário de Urjais".

- Procedimento de Contratação Pública "Aquisição de serviços de limpeza urbana na localidade de Alfândega da Fé".

- Desenvolvimento do projeto "Roadshow de Sensibilização Ambiental"

- Aprovação da Candidatura "Valor Douro" apresentada em abril de 2009 ao ON2.

- Aprovação da Candidatura “Dinamização, Coordenação, Acompanhamento, Monitorização e Gestão da Parceria da Estratégia de Eficiência Coletiva Provere "Inovarural".

- Apresentação da Candidatura "Recolha e Valorização de Óleos Alimentares Usados" ao Aviso n.º 13758/2010, da Agência Portuguesa do Ambiente, enquadrada na Postaria n.º 1127/2009, de 1 de outubro, que aprovou o Regulamento Relativo À Aplicação Do Produto Da Taxa E Gestão De Resíduos (TGR).

- Colaboração com a CCDRN na elaboração dos termos de referência para o "Estudo para a Conceção Sustentável de Gestão de Resíduos de Construção e Demolição (RCD´s), na Região do Norte Interior".

- Desenvolvimento dos procedimentos necessários para a criação de uma "Rede de Recolha Seletiva Intermunicipal Gestão dos Óleos Alimentares Usados", ao abrigo do Decreto-Lei n.º 267/2009, de 29 de setembro.

- Sistemas de Microgeração - No âmbito do programa "Renováveis na Hora" a Resíduos do Nordeste, EIM, tem vindo a apresentar candidaturas para pontos de ligação à rede elétrica permitindo a instalação de painéis solares fotovoltaicos e solar térmico nas suas infraestruturas (sede; aterro sanitário; estações de transferência e ecocentros). Por outro lado, numa perspetiva de colaboração técnica, tem também efetuado candidaturas para edifícios dos seus acionistas/associados.

- Adjudicação do Concurso Público Internacional para a "Conceção, Construção, Fornecimento e Exploração de uma Unidade de Valorização Orgânica de Resíduos Urbanos Biodegradáveis por Digestão Anaeróbia do Nordeste Transmontano".


2009

- "Valor Douro" – em abril a Resíduos do Nordeste apresentou uma candidatura ao ON2, denominada "Valor Douro", que consiste numa operação de limpeza de depósitos clandestinos de resíduos perigosos e não perigosos (urbanos, indiferenciados, de construção, de demolição, utensílios domésticos fora de uso, veículos em fim de vida) ao longo das vias de comunicação, nas linhas de água, zonas de talude, e outras áreas da região do douro que são utilizadas para esse efeito.

- Central de Valorização Energética de Biogás (CVE) – Em maio a CVE começou a recuperar a energia produzida a partir dos RSU depositados no Aterro Sanitário de Urjais e a fornecer energia "limpa" à rede elétrica.

- INOVARURAL – Inovar a Economia Rural - em setembro a Resíduos do Nordeste apresentou uma pré-candidatura para a "Dinamização, Coordenação, Acompanhamento, Monitorização e Gestão da Parceria da Estratégia de Eficiência Coletiva Provere "Inovarural".

- "Renováveis na Hora" - Resíduos do Nordeste apresentou candidaturas para instalação de Unidades de Microgeração Elétrica, nas suas infraestruturas;


2008

- Ação de Sensibilização "Poupar Energia Elétrica – Mudar é Fácil e Não Custa Nada!", destinada aos professores do 1º, 2º e 3º ciclos, em colaboração com a DECO, nos treze municípios da área de abrangência da empresa. A campanha teve por objetivo promover ações de formação para os professores sobre a eficiência no consumo de energia elétrica e as suas vantagens, visando diminuir as emissões de carbono através da redução do consumo de energia elétrica.

- Organização de Seminários sobre gestão de resíduos industriais e resíduos de construção e demolição em concelhos do Sistema.

- Concurso Público para “Conceção/Construção de Sistema de Impermeabilização e Drenagem da Célula 1 do Aterro Sanitário de Urjais”.

- Concurso Público para o “Fornecimento de Serviços de Limpeza Urbana na Terra Quente Transmontana”, nos municípios de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães e Vila Flor.

- Criação da Empresa NW Portugal – Energias Renováveis, Lda. – constituída pela Paínhas, SA, com uma quota de 75%, e pela Resíduos do Nordeste, EIM, com uma quota de 25%, para o aproveitamento energético do biogás do Aterro Sanitário de Urjais.

- Roadshow de Sensibilização Ambiental - No âmbito do Programa Operacional da Região Norte, a Resíduos do Nordeste, EIM, apresentou uma candidatura às Ações de Valorização e Qualificação Ambiental, Projetos Imateriais, denominada “Roadshow de Sensibilização Ambiental”, a qual mereceu aprovação. Trata-se de uma iniciativa que tem como público-alvo, todas as faixas etárias, onde se destaca a população escolar. O objetivo deste projeto, é criar estratégias e instrumentos que melhorem o acesso à informação em matéria de ambiente, abordando temas específicos, nomeadamente: resíduos, energia, água, ruído e poluição atmosférica.

- Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico por Digestão Anaeróbia - No âmbito do Eixo Prioritário VIII do Programa Operacional Temático Valorização do Território (POVT), a Resíduos do Nordeste apresentou uma candidatura para a Instalação de uma Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico por Digestão Anaeróbia, no Sistema Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos do Nordeste Transmontano, a qual mereceu aprovação.

- Modelo de Avaliação do Desempenho Técnico e Ambiental - Desenvolvido no âmbito de um protocolo estabelecido entre a Resíduos do Nordeste, EIM, e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o projeto permite avaliar de forma sistemática e periódica a qualidade do serviço prestado pelos operadores que atuam no sistema, com base em processos claros e fundamentados e aferir o grau de cumprimento dos padrões de desempenho nas componentes de deposição, recolha, transporte, transferência e eliminação de RSU.

- INOVARURAL – Inovar a Economia Rural - No âmbito das Ações Preparatórias do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos – PROVERE, inserido no ON.2 – O Novo Norte (Programa Operacional Regional do Norte), a Resíduos do Nordeste apresentou uma candidatura para a preparação de uma Estratégia de Eficiência Coletiva e Plano de Ação (EECPA), tendo como parceiros os municípios aderentes ao Nordeste 21, a Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana e um vasto número de entidades privadas, a qual foi aprovada.


2007

- Entrada em funcionamento da Estação de Tratamento de Águas Lixiviantes do Aterro Sanitário de Urjais.

- Concurso Limitado sem Publicação de Anúncio – "Pavimentação e Drenagem do Acesso à Estação de Tratamento de Águas Lixiviantes" (ETAL) e Construção do Lava-Rodas.

- Concurso Limitado sem Publicação de Anúncio – “Ligação do Esgoto Tratado Proveniente da ETAR Compacta à ETAL.

2006

- Concurso Público Internacional para a Conceção, Construção, Fornecimento e Exploração de uma Unidade de Valorização Orgânica de Resíduos Urbanos Biodegradáveis por Digestão Anaeróbia do Nordeste Transmontano.

- Concurso Limitado para o Aproveitamento Energético de Biogás do Aterro Sanitário de Urjais.

- Nordeste 21 - O projeto Nordeste 21 é o primeiro projeto de implementação de uma Agenda 21 Regional na Região Norte de Portugal, assumindo assim um caráter pioneiro e inovador. No âmbito deste projeto, a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (ESB-UCP) em colaboração com empresa Resíduos do Nordeste, elaboraram um documento estratégico, designado por "Matriz Energética do Nordeste Transmontano" que permitiu diagnosticar o seu desempenho energético, e avaliar o respetivo impacte ao nível de emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE).
O projeto engloba os municípios de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor e Vimioso, tem como objetivo prioritário, através da Agenda 21 Local e seus mecanismos participativos, criar o ambiente consensual e partilhado para o avanço de projetos assentes numa lógica integrada e sustentável, respeitando o equilíbrio entre ambiente, social e economia.

- Processo de Implementação do Sistema de Gestão Integrado de Qualidade, Ambiente e Segurança.

2005

- Organização do Seminário Sobre Saneamento Básico: Águas e Resíduos «Problemáticas e Desafios no Contexto do Nordeste Transmontano».

2004

- Candidatura ao Fundo de Coesão do Programa De Valorização De Matéria Orgânica Do Nordeste Transmontano.

2003

- Concurso Público para o Fornecimento de Bens e Serviços para a Gestão do Sistema de Recolha Seletiva de Resíduos Sólidos da Terra Quente Transmontana e do Douro Superior.

- Concurso Público "Conceção, Construção e Exploração da Estação de Tratamento de Águas Lixiviantes do Aterro Sanitário de Urjais".




3. DEMONSTRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

- Obtenção da certificação do Sistema de Gestão Integrado de Qualidade, Ambiente e Segurança nos referenciais: NP EN ISO 9001:2008 – Sistemas de Gestão da Qualidade; NP EN ISO 14001:2004 – Sistemas de Gestão Ambiental; NP OHSAS 18001:2007 – Higiene e Segurança.
Na certificação foram abrangidas as instalações da Resíduos do Nordeste: Aterro Sanitário de Urjais; Estações de Transferência de Vinhais, Bragança, Vimioso e Torre de Moncorvo; Ecocentros de Vinhais, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Vimioso, Miranda do Douro, Mogadouro, Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta, Vila Nova de Foz Côa, Alfândega da Fé, Vila Flor, Mirandela e Carrazeda de Ansiães.
As atividades abrangidas são: gestão das atividades de recolha e tratamento de resíduos sólidos urbanos e limpeza urbana.

- Obtenção da Licença Ambiental do Aterro Sanitário de Urjais - concluído o processo de licenciamento ambiental o aterro sanitário cumpre toda a legislação nacional e comunitária em vigor, assumindo o compromisso de adotar as medidas preventivas adequadas ao combate à poluição.

- Licenciamento, nos termos do Decreto-Lei nº 178/2006, de 5 de setembro, de todos os ecocentros e estações de transferência do Sistema por parte da CCDR-N.

- Prémio «Cidades Limpas 2008», na IX edição do Concurso Nacional de Gestão de Resíduos Urbanos, promovido pelo Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional, através da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), na categoria de «Sistemas Plurimunicipais», dentro do grupo «Tipologia Predominantemente Rural». O objetivo da iniciativa, segundo a APESB, foi reconhecer e distinguir os esforços das entidades gestoras dos sistemas plurimunicipais, os próprios municípios, e ainda a colaboração das populações na área da gestão dos resíduos urbanos. A avaliação foi efetuada por um júri de personalidades ligadas à temática dos resíduos urbanos, reconhecendo o trabalho desenvolvido pela Resíduos do Nordeste na gestão dos resíduos sólidos urbanos.

- Nomeação para o Prémio Nacional de Inovação Ambiental 2008 (PNIA 2008) – O PNIA é uma iniciativa da Revista Indústria e Ambiente, com o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente, e corresponde à primeira fase do European Environmental Press Award, “Environmental Innovation for Europe”, sendo os vencedores do Prémio Nacional os candidatos portugueses ao EEP Award. O objetivo do PNIA é reconhecer as entidades portuguesas e europeias que contribuem para um bom desempenho ambiental através das suas inovações. A Resíduos do Nordeste, EIM, foi uma das seis nomeadas na sequência da candidatura apresentada com o “Modelo de Avaliação de Desempenho Técnico e Ambiental”.

- Adesão à EGSRA - Associação de Empresa Gestoras de Sistemas de Resíduos, criada em 2009.

- Em 2010 a resíduos do Nordeste candidatou-se aos “Prémios Qualidade de Serviços em Águas e Resíduos 2010” da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR). Apesar de não ter sido vencedora, a Empresa recebeu o reconhecimento do Júri que expressou a satisfação pelo facto de a Resíduos do Nordeste, que não é objeto da intervenção regulatória da ERSAR face à legislação em vigor, ter decidido candidatar-se e integrar o processo de avaliação da qualidade de serviço da ERSAR referente ao ano 2009.


Imagens



Mapa Área e (...)




© 2018 Resíduos do Nordeste, EIM. Todos os direitos reservados.

Esta página foi imprimida a partir do endereço web: http://residuosdonordeste.pt/cv/list/