Tendo em conta a notícia difundida pela Rádio Brigantia com o título “Bragança é o único concelho transmontano que cumpre recolha de biorresíduos” em 06.11.2025, pelos vários canais informativos, esclarecemos e informamos o seguinte: A gestão de biorresíduos na área de intervenção da Resíduos do Nordeste está em processo de implementação, tendo em consideração os planos nacionais e regionais para a gestão de resíduos urbanos bem como as linhas de financiamento comunitárias.
Numa primeira fase, e tendo como estratégia a campanha “Educar para uma Economia Circular”, foram disponibilizados e instalados compostores domésticos e comunitários em todos os municípios da área de intervenção da Resíduos do Nordeste.
Relativamente à recolha seletiva de biorresíduos, desde agosto de 2024 que está em execução o “Projeto Piloto Recolha Seletiva de Biorresíduos” em duas zonas da cidade de Bragança que foi a única freguesia da nossa área de intervenção considerada com potencial técnico e económico no Estudo elaborado pela Agência Portuguesa do Ambiente.
No âmbito de uma candidatura ao Fundo Ambiental, os nove municípios da CIM – Terras de Trás-os-Montes foram contemplados com a aquisição de 11 viaturas para a recolha de resíduos verdes assim como o fornecimento de 620 compostores domésticos, 30 compostores comunitários, 1 triturador elétrico e 3 trituradores para acoplar a trator.
A Resíduos do Nordeste EIM, S.A. teve ainda a aprovação de uma candidatura ao AVISO NORTE2030-2024-27 INVESTIMENTOS EM BAIXA NA GESTÃO DE RESÍDUOS URBANOS (IT), estando previsto um reforço dos serviços de recolha seletiva de biorresíduos alimentares e de resíduos verdes. Este projeto encontra-se em fase de planeamento, elaboração dos procedimentos de contratação pública para se proceder à aquisição dos meios materiais necessários à sua exploração.
Por tudo o exposto anteriormente, consideramos que a compostagem se encontra em implementação em todos os municípios da área de intervenção da Resíduos do Nordeste. Quanto à recolha seletiva de biorresíduos está implementada em duas zonas da cidade de Bragança e será alvo de alargamento aos restantes municípios no decorrer da implementação do projeto aprovado pelo NORTE 2030.
Mirandela, 07 de novembro de 2025.