Centro de Triagem

Com o objetivo de cumprir as metas do PERSU 2020 impostas aos Sistemas Gestores de Resíduos Urbanos e suprir a necessidade de aumentar a quantidade e a qualidade da reciclagem multimaterial tornou-se imperioso dotar o Sistema de um centro de triagem próprio.

Nesse sentido a Resíduos do Nordeste projetou um Centro de Triagem com o objetivo de tratar todos os resíduos recolhidos seletivamente na sua área de intervenção.

O Centro de Triagem está dotado de triagem manual e de triagem automática, dispõe de duas linhas de tratamento separadas, uma para triagem de vidro e outra para a triagem das embalagens e papel/cartão.

Centro de Triagem
Centro de Triagem

Esta nova infraestrutura é uma das ações previstas no “Projeto Integrado de Recolha Seletiva Multimaterial no Nordeste Transmontano”, alvo de uma candidatura ao POSEUR, Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos, aprovada em 2016.

Para a sua construção foi lançado em 2016 um concurso público de âmbito internacional, “AMPLIAÇÃO E FORNECIMENTO DE EQUIPAMENTO PARA ADAPTAÇÃO DO PARQUE MULTIMATERIAIS A CENTRO DE TRIAGEM” adjudicado ao agrupamento concorrente “PA Residel – Otimização Energética de Resíduos, S.A.; SIEMENS, S.A.; Carlos Augusto Pinto dos Santos e Filhos, S.A.” pelo preço de 1.917.691,98€, valor financiado pelo POSEUR em cerca de 85%.

Depois de triados os materiais são encaminhados para a indústria recicladora, permitindo assim aumentar o ciclo de vida dos materiais e diminuir o consumo de novas matérias-primas.

Triagem de Embalagens e de Papel / Cartão

Receção de resíduos

Alimentação da linha de triagem

Triagem de Papel / Cartão e as Embalagens

Triagem de Papel / Cartão e as Embalagens

Controlo de qualidade dos materiais triados

Armazenamento dos materiais triados e prensagem

Armazenamento e Triagem do Vidro

Receção e alimentação do vidro

Triagem / Controlo de Qualidade

Armazenamento

Centro do Triagem Resíduos do Nordeste

Separar e valorizar vai do começar

 

Separar e Valorizar vai do começar é o mote de uma campanha que pretende transmitir a necessidade urgente de aumentar o contributo dos cidadãos para a deposição seletiva de resíduos de embalagens, ao invés da deposição no lixo comum, reforçando o papel dos resíduos como uma matéria prima.

Este é um projeto com o apoio do POSEUR – PROGRAMA OPERACIONAL SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DE RECURSOS, que pretende implementar um conjunto de ações em escolas, IPSS, Mercados, Câmaras Municipais e ao público em geral, recorrendo a jogos lúdico-pedagógicos, palestras, distribuição de materiais para a separação seletiva, filme pedagógico, quiosque e ações de rua e distribuição de imanes da sinalética dos ecopontos da Sociedade Ponto Verde.

O slogan escolhido “Separar e Valorizar vai do começar” tem como base o ditado transmontano “O comer e o ralhar vai do começar”, criando um elo de ligação entre a campanha, a região e o seu público-alvo.

Objetivos do projeto

O projeto Separar e Valorizar vai do começar insere-se no âmbito do Plano Estratégico da Resíduos do Nordeste para Resíduos Urbanos 2020, visando a otimização do processo de recolha seletiva de resíduos, que representa um fator determinante para que se atinjam os objetivos desejados.

Deste modo, a Resíduos do Nordeste propõe um incremento de recolha seletiva através da implementação de um sistema de recolha Porta a Porta, a otimização e reforço da recolha seletiva, bem como a criação de um centro de triagem, pretendendo atingir um aumento efetivo da quantidade e qualidade da recolha.

Separação seletiva

Consiste na separação por tipologia dos diversos resíduos, permitindo a sua reciclagem e o prolongamento do seu ciclo de vida.

Como pode ajudar?

É da responsabilidade de cada munícipe participar na reciclagem através da correta separação seletiva e utilização dos devidos contentores

Ações do projeto

Medida: Promoção da redução dos resíduos sólidos urbanos e a sua valorização
Público-alvo: Estabelecimentos do Canal HORECA

  • Entrega de contentores, folhetos plastificados e autocolantes
  • Visita de acompanhamento
  • No final, entrega do certificado de participação

Público-alvo: Municípios

  • Carta de compromisso
  • Participação no evento de lançamento da campanha
  • Formação aos técnicos de cada município
svvc-folheto2

Público-alvo: Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS)

  • Participação no evento de lançamento da campanha
  • Entrega dos contentores, folheto plastificado e autocolantes
  • Visita de acompanhamento e entrega de certificado de participação

Público-alvo: Escolas

  • Participação no evento de lançamento da campanha;
  • Entrega de contentores e autocolante;
  • Formação para professores e funcionários;
  • Atividades com alunos;
  • Envio de certificado de participação.

Público-alvo: Mercados

  • Entrega de brinde, folheto plastificado e autocolante
  • Visita de acompanhamento
  • Entrega do certificado

Público em geral

  • Ativação com envio de brinde e carta
  • Comemoração de efeméride ambiental, com instalação de quiosque e jogo de chão

Instrumentos de difusão da campanha

Para o desenvolvimento da campanha foram elaboradas diversas peças de comunicação de forma a facilitar a divulgação da mesma, nomeadamente a elaboração de anúncios de jornal e spot de rádio.

Identificação do monitor

Os monitores estão identificados através de uma t-shirt e badge identificativo, no qual consta a imagem gráfica representativa da campanha e logótipos da Resíduos do Nordeste e do POSEUR

TOP Skip to content