Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico do Nordeste Transmontano
A Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico (UTMB) surgiu com o objetivo de contribuir para a estratégia de valorização orgânica de RUB, consignada no PERSU II, enquadrada no compromisso nacional e comunitário de redução da matéria orgânica depositada em aterro.
Com a implementação deste projeto os treze Municípios do Sistema ficaram dotados dos meios necessários para valorizar RUB. Por outro lado, através da separação mecânica, a unidade permite a recuperação de resíduos recicláveis.
A infra-estrutura resulta de uma candidatura ao POVT, comparticipada em 15.962.099,41 € pelo Fundo de Coesão e com o custo total de 19.165.749,60 €.
Trata-se de uma oportunidade para a região de Trás-os-Montes, em termos sociais, económicos e ambientais:
- Constitui um foco de empregabilidade, atualmente emprega aproximadamente 40 trabalhadores;
- Constitui um mercado inovador, através da comercialização do composto orgânico, o FERTI-TRÁS-OS-MONTES, que pode ser utilizado na fertilização e reabilitação dos solos;
- Aumento da produção de energias alternativas, nomeadamente produção de energia elétrica através da valorização do biogás gerado no Sistema.
Integrada no Parque Ambiental do Nordeste Transmontano a UTMB entrou em funcionamento em 2013 e permite a gestão integrada dos RU produzidos nos treze municípios do Sistema, maximizando a valorização material e de subprodutos (composto e energia) e reduzindo em cerca de 50% a quantidade de resíduos depositados em aterro.
Galeria
Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico por digestão anaeróbia do Nordeste Transmontano
Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico
Cachão – Mirandela 5370-132, Estrada Municipal, 603
Tel: +351 278 941 061
Segunda a Sexta: 8:00 às 12:30 e das 14:00 às 18:30