A Recolha Seletiva cresceu 6,65% no 1.° semestre de 2025

O primeiro semestre de 2025 teve um crescimento de 6,65% na recolha seletiva multimaterial. São dados que demonstram o esforço e investimento realizados pela Resíduos do Nordeste, mas só possível com a adesão e empenho dos cidadãos que se dedicam à separação seletiva das embalagens.

Recolhemos, neste período, 2.867,50 toneladas de materiais recicláveis. Nos fluxos de papel/cartão registámos um decréscimo de 0,05%, e um aumento no plástico de 9,66% e no vidro de 9,61%, o que representa um crescimento global de 6,65%, comparativamente ao primeiro semestre de 2024.

Esperamos que a tendência de crescimento da recolha seletiva se mantenha. O crescimento é um dado positivo e significativo mas precisamos de mais e esperamos no segundo semestre obter um bom crescimento das quantidades recolhidas seletivamente.

Com uma aposta contínua de melhoria de serviços, temos ao dispor da população, em todo o Sistema, cerca de 1000 ecopontos, 14 ecocentros, reforçamos as campanhas de sensibilização destinadas aos cidadãos e às instituições, iniciámos projetos piloto de recolha seletiva porta-a-porta, muitos motivos para pedirmos mais materiais, só com o esforço de todos é possível atingir as metas de reciclagem.

Para João Gonçalves, Presidente do Conselho de Administração, “O aumento dos materiais recolhidos seletivamente é o reflexo do compromisso conjunto entre a Resíduos do Nordeste, os Municípios e, sobretudo, da crescente adesão da população, nomeadamente na recolha Porta-a-Porta. Este resultado demonstra que o investimento em infraestruturas e sensibilização está a dar frutos e que trabalhamos juntos pela sustentabilidade do território.”

TOP Skip to content