A Resíduos do Nordeste apresentou hoje, em Bragança, o PROJETO-PILOTO “RECOLHA SELETIVA DE BIORRESÍDUOS”. Trata-se de uma recolha seletiva de biorresíduos com um serviço de recolha porta-a-porta em cantinas, restaurantes e outros produtores, representando um investimento de 666.666,66€.
O projeto inclui uma zona residencial da cidade de Bragança que revela alguns aspetos sensíveis de interação com o utilizador final, e deste modo torna-se necessário reforçar e executar uma adequada campanha de sensibilização e de informação dos utilizadores deste serviço.
A implementação do projeto apresenta-se como um grande desafio de interação entre a execução do serviço propriamente dita e hábitos e comportamentos dos residentes na área de intervenção.
Outro aspeto importante a ter em consideração prende-se com a articulação com o Município de Bragança para definir os locais de instalação dos equipamentos de acesso controlado. Foi, pois, realizado um trabalho de campo para a inventariação e georreferenciação de locais para a instalação deste tipo de contentores, que maioritariamente devem ser colocados nos logradouros de prédios em perfeita articulação com os condomínios e os condóminos que vão utilizar este serviço.
A conceção de uma plataforma de gestão de serviços de interface com o utilizador vai exigir uma melhoria do sistema de gestão e de tratamento de reclamações. Para o efeito a Resíduos do Nordeste pretende aproveitar os fundos nacionais e comunitários com vista à digitalização do setor, sendo que, numa primeira fase, a prioridade é educar e persuadir, através de sistemas de incentivo, mas, numa segunda parte, implementar sistemas de PAYT, diferenciadores e criadores em função do comportamento adquirido.
O programa da apresentação pública incluiu ainda uma visita à Estação de Transferência de Bragança que foi adaptada para a receção de biorresíduos com um investimento de 463.500,00€.
Recorde-se que, em linha com a política de resíduos, foi ainda executada a obra de adaptação da UTMB para o tratamento de biorresíduos recolhidos seletivamente, dotando-a de uma capacidade instalada de 10.000 toneladas/ano.
Estes investimentos na área dos biorresíduos representam no total mais de 2 milhões de euros.
Algumas fotografias disponíveis nas nossas redes sociais: Facebook / Instagram
Mirandela, 30.10.2024.