Aterro Sanitário

O Aterro Sanitário de Urjais é uma instalação preparada para a deposição de resíduos urbanos, baseado em critérios de engenharia e normas operacionais específicas, que permite um confinamento seguro em termos de controlo de poluição ambiental e proteção da saúde pública.

Trata-se de um aterro para resíduos não perigosos destinado à deposição de resíduos não perigosos, em funcionamento desde 1997.

Monitorização

A monitorização do Aterro Sanitário de Urjais é efetuada de acordo com as normas legais e ambientais em vigor, incluindo a análise de águas superficiais, águas subterrâneas, lixiviados e biogás. Destaca-se da monitorização do aterro o tratamento dos lixiviados e o aproveitamento do biogás.

Biogás

A monitorização do biogás de um aterro passa pelo controlo das concentrações dos gases produzidos, devido à decomposição dos resíduos urbanos e ao seu grau de compactação. São analisadas as percentagens dos parâmetros, dióxido de carbono, metano e oxigénio nas chaminés existentes.

O biogás produzido no aterro é encaminhado para a Central de Valorização Energética de Biogás do Aterro Sanitário de Urjais (CVE), que o transforma em energia elétrica para posterior venda.

Saiba mais sobre a CVE na nossa página.

TOP Skip to content