Adaptação da unidade de tratamento mecânico e biológico

POSEUR-03-1911-FC-000234

O projeto designado “Adaptação da Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico” tem como objetivo dotar a Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico (UTMB) de uma linha de tratamento de biorresíduos permite que os biorresíduos provenientes da recolha seletiva sejam valorizados separadamente do fluxo indiferenciado, evitando assim a sua contaminação e garantindo uma melhoria na qualidade do composto produzido.

Em termos económicos e ambientais, o composto produzido com os biorresíduos provenientes de recolha seletiva será de melhor qualidade e passível de ser colocado no mercado de comercialização de fertilizantes orgânicos.

Desta forma a UTMB fica dotada de uma linha com capacidade para o tratamento de cerca de 30 toneladas diárias de resíduos provenientes de recolha seletiva de biorresíduos.

Os bioresíduos separados seletivamente são desviados do circuito de recolha indiferenciado, contribuindo para a redução de resíduos urbanos biodegradáveis em aterro, e consequentemente para o cumprimento das metas de deposição em aterro, preparação para a reutilização e reciclagem, e aumento das retomas.

Para a sua construção foi lançado, em 2020, o concurso público de âmbito nacional, “CONCEÇÃO E CONSTRUÇÃO DA ADAPTAÇÃO DA UNIDADE DE TRATAMENTO MECÂNICO E BIOLÓGICO”, adjudicado à empresa PAINHAS, S.A.  pelo preço de 777.646,17€, valor financiado pelo POSEUR em 85%.

TOP Skip to content