Recolha Seletiva Porta-a-Porta no Setor Residencial
Trata-se de uma solução alternativa e inovadora, com vista ao aumento da quantidade e qualidade da reciclagem e consequentemente, cumprir as metas definidas até 2020.
O projeto consiste na implementação de um sistema inovador de recolha seletiva PaP de resíduos urbanos (embalagens de papel/cartão, plástico, metal e vidro), com recurso a tecnologia que permite a monitorização do comportamento/hábitos de separação do produtor de resíduos e implementação de um modelo de beneficiação designado RAYT (Receive As You Thro).
O projeto tem como público-alvo zonas devidamente delimitadas do setor residencial nas sedes de concelho com maior densidade populacional, da área de intervenção da Resíduos do Nordeste, designadamente, Bragança, Mirandela e Macedo de Cavaleiros e concretiza-se no desenvolvimento das seguintes ações:
Ação 1: Aquisição de Equipamento Básico:
Implica a contentorização nos alojamentos das áreas de implementação abrangidas pelo serviço de recolha seletiva PaP
Ação 2: Aquisição de 3 Viaturas de recolha seletiva:
Consiste no reforço de 3 viaturas para recolha seletiva PaP no setor residencial em meio urbano. Tratam-se de viaturas híbridas, com vista à diminuição do consumo de energia e emissão de poluentes.
Ação 3: Aquisição de Sistema de Gestão Inteligente de Contentores e Viaturas:
Consiste numa plataforma de software que integra as ferramentas necessárias para tratamento de dados, no âmbito da rede de recolha seletiva PaP. Permite a gestão de viaturas, planeamento e otimização de circuitos, registo e análise de incidências, gestão do pessoal afeto ao serviço e emissão de relatórios.
Ação 4: Plano de Comunicação
Consiste no desenvolvimento de ações de comunicação, nomeadamente: Website, App, Sensibilização Porta-a-Porta, Spot de Rádio,Comunicação em Redes Sociais e Decoração de Viaturas.