O projeto traduz-se no reforço da recolha seletiva PaP em meio urbano nos municípios de Bragança e Mirandela, sendo o público-alvo: comércio tradicional, setor residencial e eventos, com uma produção diária de resíduos recicláveis inferior a 1100 Litros diários.
Com a implementação do projeto, a rede de recolha seletiva PaP fica reforçada, na medida em que permite desenvolver um serviço de recolha mais abrangente, com vista a suprir as necessidades ainda existentes para o aumento da quantidade e qualidade de resíduos recolhidos seletivamente, através do aumento do número de ecopontos porta-a-porta, 6 compactadores solares e duas viaturas elétricas de recolha.
Além da recolha reletiva PaP o projeto contemplou uma componente de comunicação e sensibilização inovadora. Foram desenvolvidas as ações de comunicação dirigidas ao público-alvo a envolver no reforço da recolha seletiva PaP.
As ações previstas nesta candidatura traduzem-se num forte contributo para o aumento das quantidades da recolha seletiva e para o cumprimento das metas impostas no PERSU2020, por parte de Resíduos do Nordeste.
Este investimento no âmbito do reforço da recolha seletiva PaP permite, através do envolvimento do setor residencial/doméstico, comércio tradicional e os eventos, dar resposta de proximidade a estes públicos, garantindo assim que as embalagens produzidas terão uma maior taxa de reciclabilidade.
O projeto contou ainda com um Workshop de encerramento, onde foram apresentados os principais resultados do projeto e que reuniu os vários intervenientes e agentes do setor.