A candidatura “Adaptação da Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico”, aprovada pelo POSEUR em 07.05.2020, contempla a construção de uma linha para o tratamento de biorresíduos provenientes de recolha seletiva.
O desenvolvimento desta ação implicou a adoção de um procedimento de contratação pública para a “Conceção e Construção da Adaptação da Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico”, adjudicado em junho de 2021, no valor de 777.646,17€ (setecentos e setenta e sete mil seiscentos e quarenta e seis euros e dezassete cêntimos, financiado pelo POSEUR em 85%.
Com a implementação do projeto, a Resíduos do Nordeste garantirá o tratamento eficaz dos biorresíduos num modelo integrado de gestão, desde a recolha até à valorização. Os biorresíduos, separados seletivamente, serão desviados do circuito de recolha indiferenciado, contribuirão para o cumprimento das metas de deposição em aterro, preparação para a reutilização e reciclagem, e aumento das retomas.
Realizam-se neste momento os trabalhos de execução da rede de drenagem de águas pluviais e da rede de drenagem de lixiviados.